Diante de uma possível tragédia, o ungido do SENHOR, José, diz para o Faraó do Egito que, medidas financeiras deveriam ser tomadas no sentido de preservar a Nação, de um possível abismo financeiro, que só aconteceria sete anos, após, um período grande de prosperidade.
Creio que na vida de muitas pessoas aconteça a mesma coisa. Você consegue um bom emprego, sente-se confortável, começa a fazer planos de comprar um apartamento, um carro e às vezes até imagina ter um sítio, ou até mesmo fazer uma viagem dos sonhos. Mas em nenhum momento você pensa em guardar dinheiro, em poupar. Veja o que diz José ao Faraó: O rei também deve escolher homens que ficarão encarregados de viajar por todo o país para recolher a quinta parte de todas as colheitas, durante os sete anos em que elas forem boas.
Gênesis 41:34 NTLH. A economia que José sugere ao Faraó é de 1/5 de toda a colheita feita em todo o país, o que corresponde a 20% de tudo o que estava se produzindo. Este procedimento deveria ser feito em um período de 7 anos.
Quero destacar que o que José sugeriu veio do coração de Deus, pois o Mesmo, revelou-se a Faraó por meio de um sonho.
Momentos de crise, como a fome que assolou o Egito, podem surgir a qualquer momento na vida de todos nós, por isso, poupar nos momentos em que tudo está indo muito bem é muito importante. Não se empolgue, não viva apenas o presente, pense no futuro. José foi escolhido pelo Faraó para ser o comandante desta grande missão: guardar alimentos durante sete anos de fartura. O que proporcionou ao Faraó manter sua Nação abastecida durante os sete anos de seca. E também José pôde manter vivo seus pais e seus irmãos. E poderíamos dizer que Ele manteve viva a futura Nação de Israel. Sua POUPANÇA pode ser fundamental para a manutenção de sua vida, e também do futuro de sua Família.
Seja inteligente e sábio como foi José (E José continuou: — Portanto, será bom que o senhor, ó rei, escolha um homem inteligente e sábio e o ponha para dirigir o país. Gênesis 41:33 NTLH).
A Bíblia nos aconselha a buscarmos a sabedoria, pois Deus nos dá gratuitamente. Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. Tiago 1:5 NTLH.
Espero que esta meditação feita com base nas Escrituras possa levar você a começar um processo de poupar, mesmo que você esteja passando um momento não muito bom financeiramente. Veja o que você pode começar a economizar: pode ser na conta da luz, na conta da água, ou até mesmo naquele lanche do final de semana. Baixe um aplicativo de controle de gastos, anote tudo que você recebe, tudo que você compra, do mais trivial, que é o pão diário, até a prestação mais cara que você tem. Lembre-se: Não podemos gastar mais do que ganhamos. Sua poupança corresponde ao que sobra ao final de 1 mês. Abra uma caderneta de poupanca e ponha, nem que seja R$ 10,00 todo mês.
Pr. Cesar Azevedo.
Pastor Cesar Azevedo, obrigado pela oportunidade de aprender a poupar e gastar apenas o necessário. Sua Sulane Azevedo.
ResponderExcluir